Notas sobre PNL - tipos de sistemas representacionais sensoriais e como identificá-los

PNL é a sigla para "Programação Neurolinguística", uma abordagem de comunicação que visa ao desenvolvimento pessoal através de alguns "truques" de internalização de informações. 

Apesar de olhar com certa desconfiança a princípio, achei alguns pontos bem interessantes e possíveis de serem testados em sala de aula (caso comprovados, serão de grande ajuda):


1. Estabelecimento de metas e Metacognição.


Para a PNL, é fundamental que se estabeleçam metas para o alcance de qualquer objetivo, tal prerrogativa vai ao encontro do proposto pelo EPC (Ensino para Compreensão), que elucida que é muito mais fácil que os alunos alcancem determinada meta se eles estiverem cientes de qual seja esta - mesmo que o processo de alcance não se dê de foma tão consciente. Além disso, o PNL ressalta a importância do autoconhecimento cognitivo para um aprendizado consciente e eficaz (abaixo, questionários - metas e autoconhecimento).


2. Sistemas representacionais sensoriais


Os sistemas representacionais, de acordo com a PNL, dizem respeito à forma/ao sentido através do qual o indivíduo representa mentalmente as informações recebidas de forma mais natural. São eles: visual, auditivo, cinestésico e digital.

"
Usar palavras do sistema representacional do aluno é uma maneira eficiente de construir rapport, apresentando a informação do jeito que ele normalmente usa para se expressar, sem fazer esforço para uma tradução interna mais próxima à maneira de pensar.

Em uma aula, é mais eficaz usar todos os sistemas sensoriais para expor a matéria porque há alunos com diferentes sistemas preferenciais. Então deve-se mostrar, apresentar imagens, falar e dar atividades que envolvam o corpo.

As pessoas que tem o sistema visual como preferencial, usam mais predicativos (verbos, advérbios, adjetivos) visuais e, além disso, olham muito para cima ao pensar e raciocinar.

Quem usa como sistema preferencial principalmente o canal auditivo, além de usar mais predicativos auditivos, movimenta os olhos mais na linha horizontal quando estão pensando.

Os de preferência cinestésica, além de usar predicativos cinestésicos, falam mais devagar, num tom mais grave e olha mais para baixo e para a direita.

Os sistema chamado digital ou auditivo digital diz respeito a um grupo de pessoas que pensam em palavras, através de diálogo interno e ao falar usam muitos predicativos neutros e abstratos; além disso, quando estão pensando, olham mais para baixo e para a esquerda e mantêm os braços cruzados

"


PREDICATIVOS

VISUAIS
Ver, observar, olhar, imagem, cena, branco, visualizar, perspectiva, brilho, prever, notar, claro, escuro
AUDITIVOS
Dizer, ritmo, som, monótono, surdo, reclamar, quieto, contar, comentar, ouvir, mudo, silêncio, tom, gritar.
CINESTÉSICOS
Tocar, manusear, contato, sólido, frio, morno, estresse, tangível, tensão, toque, suave, firme, pesado, leve, concreto, toque, pressão, sensível.
NEUTROS
Decidir, pensar, relembrar, saber, reconhecer, entender, avaliar, processo, aprender, considerar, consciente, reconhecer, meditar.



Anexo
~

QUESTIONÁRIO - METAS

1. Quais são as suas metas?
2. Como você sabe que está atingindo as suas metas?
3. O que você faz para atingir as suas metas?
4. O que você faz quando não está conseguindo atingir as suas metas?




QUESTIONÁRIO – AUTOCONHECIMENTO COGNITIVO


AMBIENTE
COMPORTAMENTO
CAPACIDADE
Quais são as coisas boas no meu ambiente? O que funciona para mim?





O que eu faço que funciona para que eu alcance meus objetivos?

Quais são as minhas melhores capacidades?

Quais são as coisas desagradáveis no meu ambiente? Por quê?




O que eu faço que não funciona?

Que capacidades me faltam?


CRENÇAS
VALORES
IDENTIDADE
Que valores eu tenho que apoiam quem eu sou e para onde estou indo?





Que crenças eu tenho que me fazem mais forte?
Quais as vantagens do meu posicionamento em relação à vida?

Que valores eu tenho que me atrapalham em ser quem eu sou e chegar aonde quero?







Que crenças eu tenho que me fazem mais fraco?

Quais as desvantagens?


CONCLUSÕES
Eu preciso começar a....
Eu preciso continuar a...
Eu preciso parar de...








Comentários