Aprendiz processual x Aprendiz "Tudo ou nada"

Recentemente, entrei em contato com uma teoria que define dois tipos de personalidades de aprendiz: o aprendiz processual e o aprendiz tudo ou nada. Hoje, entrei em contato com o livro sobre mindsets da PhD Carol Dwek, onde ela esboça dois tipos de comportamentos cognitivos (mindsets) semelhantes aos termos anteriormente mencionados: o fixed mindset (comportamento cognitivo fixo) e o growth mindset (comportamento cognitivo de crescimento).

Nos padrões "de crescimento" ou "processual", o aluno compreende que qualquer processo de aquisição de conhecimento é, de fato, um processo; ao contrário do "fixo-tudo-ou-nada", para o qual o conhecimento é relacionável a um tipo de inteligência inata.

É de se especular as diversas consequências decorrentes desses dois tipos de comportamentos. O interessante é que eu sempre fui uma aprendiz tudo-ou-nada e só depois que comecei a ensinar, me transformei em uma aprendiz processual.

O curso do mestrado também me foi muito importante nessa saga de aprender que o aprendizado se trata de um processo que requer esforço e constante empenho para superação. O que, embora pareça atribuir o peso do constante esforço, na verdade, ao contrário, tira o pese do estigma da inteligência como algo pessoal.

Eu não sou burra, eu só não sei isso ainda, e, se quiser, posso aprender!

Agora, com o objetivo de doutorado, inicio este blog para registrar meus novos aprendizados, descobertas e rumos, e acho que - além de um arquivo seguro e acessível - essa página também me dará a inspiração e o fôlego para a dedicação que me será exigida.

On y va! 

Comentários